Atendimentos
MICROFISIOTERAPIA é uma técnica de terapia manual (portanto não utiliza equipamentos), que busca no corpo traços deixados pela agressão ou pelo distúrbio responsável pelo(s) sintoma(s) do paciente. Isso é realizado por meio de um toque muito sutil, chamado micropalpação.
O objetivo desta técnica é acionar o mecanismo de reparo, onde o fisioterapeuta deve reinformar o corpo relacionando a origem da disfunção (traço ou “marca” preservado pelo corpo, como uma memória) com a patologia resultante. Consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a autorregulação do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação através da reprogramação celular e tecidual.
Todo ser vivo é capaz de fazer por e para ele mesmo, a autogestão e autocorreção de lesões ou disfunções, que é a base da cicatrização ou da imunologia. Isso se chama AUTOPOIESE, que significa “faculdade de fazer algo por ele mesmo”. Esta capacidade permite ao nosso corpo, em caso de perturbações internas ou em caso de agressões externas, de produzir uma resposta adaptada e regular as diferentes funções do organismo! Isso pode funcionar de diversas formas como: cicatrizar uma ferida, consolidar uma fratura, destruir um agente infeccioso, eliminar um produto tóxico, recuperar-se de um evento estressante intenso, etc.
Qualquer evento (físico, tóxico, químico ou emocional), que afete o corpo, é considerado uma agressão e poderá causar algum sintoma (físico ou emocional).
Essa agressão deixa traços, rastros ou marcas (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células e tecidos, e estes ficam armazenados na memória celular ou tecidual, por uma deficiência na eliminação do corpo-mente junto ao agressor.
Quando a agressão é muito forte ou acontece que forma inesperada (ou o corpo simplesmente recusa essas agressões), o corpo não reconhece o agente agressor e a capacidade de autopoiese não se manifesta, e, então, as doenças se instalam.
Nestes casos, a cura fica incompleta e o organismo conserva a marca ou rastro do traumatismo. Ocorre, então, a formação de uma CICATRIZ PATOGÊNICA.
Inicialmente, por haver um incômodo residual, ou até imperceptível, porém essa pode ser a causa de um desequilíbrio funcional que poderá levar a alguma doença.
Na MICROFISIOTERAPIA, buscamos essa cicatriz e reinformamos o corpo sobre o agressor, de forma sutil, para que o corpo o reconheça e inicie o seu processo de reparação!
Segundo Daniel Grosjean, um dos criadores, a MICROFISIOTERAPIA, parte do interior, ou seja, identifica o motivo que dificulta a eliminação do problema. “Nós consideramos que os sintomas aparecem quando o mecanismo de autorreparação não está funcionando, o que não quer dizer que ele não exista, apenas não foi acionado. Para isso devemos respeitar alguns mecanismos fisiológicos. O corpo só pode desencadear uma reparação quando ele identifica a agressão, em outras palavras, o corpo só fabrica anticorpos quando identifica os antígenos. Com a micro, somos capazes de identificar, com as nossas mãos, no corpo do paciente, esses vestígios/ as marcas que um dado acontecimento deixou e então desencadear o processo de reparação.”
É uma ação extremamente delicada, que nos permite trabalhar por similitude, assim como a homeopatia.
Em ambos os casos, não é o terapeuta que corrige, ele apenas informa ao corpo, e o corpo desencadeia a reparação.
É uma técnica aplicável em todas as necessidades, com objetivo de tratamento ou prevenção.

Microfisioterapia
Acupuntura
Acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Chinesa que consiste em inserir agulhas de acupuntura em determinados pontos do corpo humano, a fim de mobilizar o Qi (energia). Parte-se do princípio que a não circulação adequada do Qi resultaria em desarmonia energética, podendo manifestar os sintomas clínicos (dor e desequilíbrio nos órgãos).
E quais pontos são esses?
Segundo os conceitos médicos dos antigos chineses, o nosso corpo é percorrido por Meridianos ou Canais de Energia (como a energia de nutrição e a energia de defesa). Esses meridianos fazem a comunicação do nosso meio externo com os nossos órgãos internos. A estimulação dos pontos dos meridianos (com agulhas na pele), além de fazer circular o Qi (energia), estimula os órgãos internos, promovendo a saúde do corpo.
Portanto, a inserção de agulhas tem a finalidade de promover a circulação Qi (energia), o fortalecimento do Wei Qi (energia de defesa), bem como a expulsão do Xie Qi (energia perversa).
É indicada para diversas patologias ortopédicas, traumas físicos, patologias respiratórias, dores em geral, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, doenças intestinais, reumatológicas, etc.

PNS (Prática Neurossensorial)
A PNS ou Prática Neurossensorial, é uma técnica de terapia manual, criada por Philipe Villeneuve, um podólogo e osteopata francês, que buscou nos conceitos da posturologia clínica, as bases para a sua técnica.
A PNS busca identificar as disfunções que desregulam os sistemas posturais. Disfunções geram adaptações que desregulam os sistemas.
Através de entradas sensoriais, como boca, olhos, vestíbulo, vísceras e pés, e também das nossas emoções, temos informações que interferem a nossa postura.
Os estímulos manuais, portanto, trazem a normalização desses sistemas, consequentemente melhora de postura e de quadros dolorosos.
A intensidade e o tempo de duração do estímulo, podem tornar as dores generalizadas ou distantes do local original da lesão.
As patologias crônicas, aquelas que geralmente deixam mais disfunções e adaptações, como tendinites, bursites, estiramentos, alterações viscerais, discais, etc, tem uma resposta favorável com a PNS.
O tratamento apresenta uma abordagem hierarquizada, ou seja, sistemas superiores que interferem nos demais, como por exemplo, o sistema epidérmico interferindo no sistema visceral ou um sistema neural interferindo num músculo, ou tudo isso junto: um epidérmico interferindo num neural, que interfere no visceral, que interfere no muscular! Ufaaaa. Nosso corpo é mesmo complexo e único.
Isso nos mostra que, a PNS nos ajuda a identificar a origem da dor.
Uma vez que a origem da disfunção é tratada, as adaptações serão corrigidas e a dor será eliminada.
Existem estudos que mostram que a postura interfere inclusive no aprendizado. Ter uma boa estabilidade de tronco e cabeça, são fundamentais para que o processo de escrita e leitura sejam aprendidos. Crianças que a todo momento precisam se ajustar, não conseguem focar num texto.
Enfim, a PNS, é mais uma ferramenta da terapia manual que me ajuda a tratar o indivíduo de forma integral e única. E essa é a base dos meus atendimentos: o ser humano como único e especial.

Aromaterapia
É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.
Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para sua proteção e reprodução. Podemos encontrá-los nas folhas, flores, cascas dos frutos, galhos, raízes, sementes e troncos, por isso são considerados a alma e a essência das plantas. Eles residem em pequenas bolsas (tricomas) nas plantas e, são rompidos naturalmente por elas (liberando uma nuvem aromática ao seu redor), ou podem ser rompidos intencionalmente durante o processo de extração do óleo. O óleo essencial não é uma gordura em si, mas é chamado de óleo pois não se dissolve na água.
Como o nosso corpo está em sinergia com a natureza, o uso dos óleos essenciais são muito bem recebidos pelas nossas células. O olfato é um dos órgãos dos sentidos que estão presentes nas nossas memórias, boas ou ruins, por exemplo, o cheiro de uma comida ou perfume de uma pessoa muito especial, e também ao cheiro de eventos que não foram agradáveis como a queima de uma casa ou as flores de um velório de algum ente querido.
Ao inalar os aromas, os canais olfativos, mandam essa informação diretamente os sistema límbico (área cerebral ligada às emoções) através do bulbo olfativo. Portanto, ele penetra a membrana celular tendo um efeito muito benéfico para o corpo. Sendo assim, é um excelente auxiliar nos tratamentos de ansiedade, depressão, pânico, traumas, cansaço físico e mental, dores, etc.
Cada óleo tem a suas propriedades químicas, o que faz com que tenha as suas indicações específicas. Mas o que me chama a atenção é a memória que casa cheiro tem pra todos nós. Como somos seres únicos, e isso é a chave do meu trabalho, os óleos essenciais, tem me ajudado nos processos de reabilitação e cura individualmente. O que pode ser um cheiro bom pra uma pessoa, não é para outra, pois estamos falando de sensações, sentimentos e emoções.
Portanto, o uso da Aromaterapia como mais uma ferramenta de terapia holística (não confundir com mística) por atuar nos sistemas físicos, mentais e emocionais, promovendo saúde e bem-estar, tem sido um excelente auxiliar nos meus tratamentos.
Se você ficou com vontade de incluir os óleos na sua prática diária, podemos, juntos, identificar qual o melhor óleo para o seu objetivo. Lembre-se, você é único e especial.

Auriculoterapia
A Auriculoterapia é uma técnica da Acupuntura, que usa o pavilhão auricular (orelha) para efetuar o tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.
Cada orelha tem pontos reflexos de correspondem a todos os órgãos e estruturas do corpo. Ao se estimular esses pontos com agulhas ou sementes, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos relacionado com a área do corpo, produzindo a melhora dos sintomas.
Além de efeitos curativos, tem efeitos preventivos, dando ao organismo energia suficiente para promover saúde e evitar doenças.
É indicada para tratamentos físicos, mentais, distúrbios do sono, ansiedade, tratamento de vícios, entre outros.

Ventosas
O tratamento com ventosa tem como finalidade a troca gasosa, visando limpar o sangue pela pele, eliminando, assim, o gás tóxico: “puxar o sangue para o exterior e fazê-lo circular.” O sangue estagnado, “sujo”, é considerado pela Medicina Oriental, como causador de doenças. Após a retirada das ventosas, ficam as marcas onde estavam os copos (sejam eles de vidro ou acrílico). Essas marcas nos indicam, através da sua cor arroxeada, a qualidade desse sangue e circulação. Assim, quanto mais arroxeado, mais toxinas existiam.
A terapia com ventosas é indicada para dores musculares, melhorar o sistema circulatório, tosse, asma, cefaleia, digestão, ansiedade, stress, entre outros.
Com as ventosas, também é possível de fazer diagnósticos através do meridiano da bexiga
_PNG.png)
Reiki
A tradução literal da palavra japonesa Reiki seria “energia vital universal”.
Reiki é uma forma de terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural; podendo eliminar doenças e promover saúde.
Apesar de o Reiki ser de natureza espiritual, não é uma religião. Não tem nenhum dogma e não há nada em que se deva acreditar a fim de receber, aprender ou usar Reiki. Na verdade, Reiki não é dependente de crença e vai fluir da mesma forma, crendo em sua força ou não.
O Reiki trabalha a pessoa nos corpos: físico, emocional, mental e espiritual, visando não somente a supressão da patologia, mas a volta ao seu estado natural de bem estar, harmonia e felicidade.
Durante uma sessão, o terapeuta aplica o Reiki colocando as mãos sobre áreas específicas do corpo do paciente, onde estão localizados os principais chakras, de forma a recompor o equilíbrio energético dele.
Pode ser realizado em adultos e crianças, de forma presencial ou a distância.
